- Notícias - Prefeitura_inicia_campanha" />

Notícias


Prefeitura inicia campanha preventiva contra calazar 

A secretaria de saúde de São José de Espinharas iniciou nesta segunda-feira (15), a campanha de combate  leishmaniose canina (doença de calazar), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

O objetivo da campanha é manter o controle preventivo da doença e evitar riscos à saúde.

O coordenador da vigilância ambiental do município, Mirabeau, é o responsável pelo trabalho de mobilização, que inclui agentes de endemias e outros técnicos. Também está participando da ação, a professora representante da UFPB, Márcia Melo. 

A leishmaniose canina é uma doença crônica, cujos sinais clínicos são muito variáveis e que geralmente se iniciam com uma apatia progressiva e uma intolerância insidiosa ao exercício. Em alguns animais, o desenvolvimento da doença acontece por ulcerações (feridas) no nariz e pavilhões auriculares. 

Maria de Fátima da Silva Medeiros, secretária de Saúde de São josé de Espinharas explicou que o trabalho preventivo tem uma função essencial na segurança e controle da saúde. “Essa campanha iniciou na cidade, porém, ganhará ampliação em toda área do município, incluindo as comunidades rurais. A função da ação é simples, garantir a prevenção e isolar qualquer risco da doença”, comentou.

« Voltar