Carregando...

Notícias

Município de São José de Espinharas realiza o 1º fórum comunitário do selo UNICEF edição 2021 - 2024

Por assessoria   Sexta-Feira, 11 de Março de 2022

A prefeitura Municipal de São José de Espinharas, juntamente com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a CIDIA (Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente), realizaram na manhã da última quinta-feira (10), a conclusão do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

Os Fóruns Comunitários são momentos de planejamento participativo, troca de informações e diálogo entre diversos membros da comunidade sobre políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. A sua realização é de caráter obrigatório para a certificação no Selo UNICEF.

Em São José de Espinharas o referido Fórum foi realizado de forma híbrida, onde representantes do governo e da sociedade civil se reuniram presencialmente para analisar a situação local, das crianças e dos adolescentes, definiram ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência e elaboraram o Plano de Ação Municipal a ser executado até junho de 2024.

Após os encontros presenciais, que ocorreram de fevereiro até o início de março deste, os representantes comunitários, juntamente com os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) se reuniram num evento on-line, para apresentação do Plano de Ação Municipal. Durante a apresentação, foi aberto espaço para que os participantes pudessem participar, sugerir e tirar suas dúvidas. Após a explanação, todos apresentaram seus crachás, aprovando o Plano de Ação Municipal Pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

“Foram momentos bastante significativos, desde a construção das propostas até a culminância do Fórum Comunitário. A participação e o interesse dos adolescentes do NUCA, foi o que mais chamou nossa atenção e nos encheu de orgulho, afinal é por eles, pelos demais adolescentes do município e pelas crianças, que estamos juntos, na luta pela garantia e na defesa dos direitos da meninada.” (Helena Celestino – Articuladora Municipal do Selo UNICEF).

« Voltar