Notícias
Secretaria de Educação divulga plano de ações para período de suspensão de aulas presenciais
Por Assessoria Quarta-Feira, 13 de Maio de 2020

Seguindo os documentos orientadores dos Órgãos Superiores da Educação, que possibilitou a execução de aulas remotas, para que as mesmas sejam contabilizadas como dias letivos; toda a equipe pedagógica da rede municipal de ensino trabalhou com afinco para viabilizar estas aulas para todos os alunos.
A falta de previsibilidade para o retorno das aulas presenciais, preocupou a todos, tendo em vista que a LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) prevê o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas anuais. Ante as circunstâncias atuais, o calendário do ano letivo de 2020, o de 2021 e possivelmente também, o calendário do ano letivo de 2022, ficariam prejudicados, caso não executássemos as aulas remotas. Por esta razão, o Conselho Nacional de Educação, emitiu o Parecer n: 5/2020, aprovado em 28/04/2020, com esta temática e, se posicionou favorável às aulas remotas. O Conselho Estadual de Educação, também se manifestou, no mesmo sentido.
Seguindo tais orientações, o Conselho Municipal de Educação de São José de Espinharas se reuniu e aprovou por unanimidade, o planejamento das aulas remotas, na rede.
Contudo, fez-se necessário destacar que o município de São José de Espinharas possui grande extensão territorial e, naturais dificuldades no acesso ao sinal de internet, e as condições socioeconômicas do alunado também não são favoráveis e, essas especificidades foram ponderadas; concluindo-se que as aulas não deveriam ser acessíveis exclusivamente, por meio eletrônico, para não inviabilizar o acesso à educação. Assim, para tornar possível o Projeto, decidiu-se pelo uso do material impresso a ser distribuído para todos os alunos, visando facilitar sua participação, no processo de ensino e aprendizagem.
Após a aprovação do CME, os professores, orientados por supervisores escolares, elaboraram material pedagógico com atividades, para as aulas, com cronograma a ser cumprido por um período de um mês de aula remota.
A partir da elaboração, a Secretaria de Educação, num esforço conjunto com a Prefeitura Municipal, que deu todo o apoio ao Plano de Ações, imprimiu milhares de cópias que foram distribuídas, através das escolas, para os pais e/ou responsáveis por alunos. Com as impressões em mãos e, através de grupos da rede social WhatsApp, os alunos e pais de alunos, recebem dos professores, orientações diárias, para a aprendizagem e desenvolvimento das atividades propostas. As aulas remotas tiveram início, no último dia 06/05/2020.
Semanalmente, os supervisores escolares, farão relatórios de acompanhamento dos trabalhos, e estes, serão encaminhados à Secretaria. Além disso, o Conselho Municipal de Educação se reunirá periodicamente, para avaliar a metodologia aplicada e fazer adequações, caso se entenda necessário.
Havendo alteração no cenário da pandemia que se instalou em nosso país, o referido Plano de Ações poderá ser interrompido, com a volta às aulas, ou mesmo, prorrogado, em caso de manutenção da suspensão das aulas presenciais.
O Secretário de Educação do Município, destaca o empenho e comprometimento dos profissionais da educação e sobretudo, da família que vem colaborando e apoiando seus filhos, na execução do trabalho pedagógico, já que é ela, nosso elo de ligação direto com o aluno. Finaliza, agradecendo o apoio do Prefeito Netto Gomes que não mede esforços para oferecer Educação de qualidade para os municípes.
