Notícias

Prefeitura reúne Agentes de Saúde e de Limpeza para elaboração do PGIRS.

Foi realizada na última última quinta-feira (8) na Câmara Municipal de São José de Espinharas, uma reunião entre represetantes da Prefeitura e servidores Agentes de Saúde e de Limpeza para tratar da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O encontro aconteceu às 9h.

O secretário de Administração do município, Arnobio Neto, explicou a importância do trabalho em questão da gestão dos resíduos sólidos, atendendo a legislação federal baseada na Lei nº12.305/2010. Ainda de acordo com o secretário, a elaboração do pano é uma demanda que o município é cobrado pelo Ministério Público e órgãos ambientais do Estado. "Trata-se de um pedido do prefeito Netto Gomes no sentido de atender de forma direta a solicitação dos órgãos de controle, e também, em solução de realizar a gestãode correta e ecológica dos resíduos sólidos", comentou.

A elaboração do plano é acompanhado pela gestão através da coordenadação da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.  O economista  e coordenador do GETEC/UFPB, Tarcísio Valério da Costa, destacou que o objetivo da reunião foi de discutir parte das etapas de elaboração do plano referente à logística e realização do estudo gravimétrico.

Estudo Gravimétrico

É o processo que busca conhecer a caracterização dos resíduos sólidos para uma adequada gestão dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, mostrando o estudo: a frações (percentual) de resíduos seco (recicláveis) x molhado (orgânicos); a geração per capita da população; o peso especifico (kg/m³), determinando a relação massa e volume (projeção para construção de aterro), dentre outras informações técnicas.
« Voltar