Notícias

Revista destaca exemplo de boa gestão pública em São José de Espinharas

Um novo processo de acompanhamento de gestão de resultados apontando a melhoria do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – e desempenho econômico e social dos municípios está fazendo existir o projeto “CIDADES QUE DÃO CERTO” começando pelo município de São José de Espinharas, na região próxima a Patos, na Paraíba.

O Departamento de projetos Especiais da Revista NORDESTE está desenvolvendo os primeiros trabalhos  reportando a exemplos administrativos em Municípios paraibanos que, apesar da crise financeira que assola o país , eles vêm dando certo. Há em curso uma articulação para o conteúdo ser veiculado no Portal WSCOM.

O pequeno município de São José de Espinharas , localizado no sertão das Espinharas , berço político da família Wanderley , é um desses municípios que vem superando dificuldades com uma administração ímpar e satisfatória para a população.

O prefeito Neto Gomes tem uma aprovação acima da média chegando a 80 por cento de aprovação.

O professor Emanuel Falcão , conhecido pesquisador da região , disse que o diferencial no caso desses municípios onde o levantamento está sendo feito, começa com um fato simples,mas determinante, que é a presença constante do Prefeito na cidade.

SALDO – Em São José de Espinharas é notória a satisfação da comunidade com o governante local tendo em vista as ações voltadas para o desenvolvimento do município. UPA, SAMU, Escolas, ginásio de Esportes, etc, são referência como não havia.

Segundo o professor Falcão , a atual gestão tem se revelado pela realizações de obras na cidade no campo da Saúde e Educação ,

REDUZIR PARA INVESTIR – Há no novo processo de gestão, a redução de gastos financeiros, posto que antes se davam irresponsavelmente naquela cidade em administrações anteriores levando o município ao destaque na imprensa paraibana quando teve o ex- Prefeito preso e afastado por corrupção.

Levantamentos estatísticos  mostram que um dado interessante é o respeito com o dinheiro público como fator preponderante para o município apresentar uma série de obras e serviços para a população.

O prefeito Neto Gomes conseguiu reduzir em quase 40 por cento o gasto financeiro que a Prefeitura tinha com combustível e locação de veículos em gestão passada , onde a Prefeitura  chegou a gastar quase 3 Milhões de Reais com locação de veículos , fato esse que fora denunciado pelo Ministério Público como ato corrupto da gestão passada.

META – O compromisso da série de reportagens em campo é apresentar para o conhecimento do público paraibano as informações completas que fazem com que São José de Espinharas seja hoje manchete na mídia paraibana como exemplo administrativo a ser seguido por outros prefeitos.
« Voltar