Estudo gravimétrico de resíduos sólidos é realizado em São José de Espinharas

Visando atender uma das exigências da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos –PGIRS, o município de São José de Espinharas realizou no período de 19 a 23 de novembro do corrente ano, o estudo gravimétricono sentido de adequara gestão dos serviços público de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos, atendendo a Lei nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O estudo gravimétrico, foi realizado pela empresa contratada para fazer o Plano de Resíduos Sólidos, o Grupo Especializado em Tecnologia e Extensão Comunitária – GETEC.

O estudo possibilita conhecer a composição gravimétrica do resíduo sólido domiciliar (seco x molhado); estimar geração per capita; indica a possibilidade de aproveitamento das frações recicláveis e da matéria orgânica; auxiliar na projeção da geração dos resíduos sólidos para planos de gerenciamento futuros (aterro), informou coordenador eeconomista Tarcísio Valério da Costa. Fazem parte da elaboração do estudo, os técnicos do GETEC, Polliana Morais (Engenheira Ambiental) e Genival Quirino (Engenheiro Agrônomo), além dos agentes de saúde e de limpeza do município que ajudaram na logística da coleta dos resíduos junto a comunidade, contando ainda com apoio da UFPB, finalizou o coordenador.

Acompanharam durante todo o período dos trabalhos da gravimetria, os Secretários de Administração Arnobio Soares de Sousa Neto e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos Evanildo Dantas (Dede de sapatinho).

Todo este trabalho vem tendo o apoio do Prefeito Antônio Gomes da Costa Netto, que pretende em breve resolver o problema do destino inadequados dos resíduos sólidos no município, buscando recursos junto ao governo federal para solucionar a destinação inadequada, que vem sendo cobrado a solução pelo Ministério Público e órgãos ambienteis do Estado, agradecendo ainda a população pela colaboração do estudo, finalizou o Prefeito.