Notícias

Candidatos aprovados para cargo de ACS participam de curso de qualificação 

A Secretaria de Saúde de São José de Espinharas e a Empresa Contemax Consultoria promoveram durante o período de 24 a 27 de maio o curso de qualificação básica para os candidatos aprovados no Concurso Público ao cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). 

O prefeito do município, Netto Gomes, ressaltou a importância do trabalho de preparação dos candidatos e disse que São José de Espinharas tem atualmente uma política em saúde sólida.  "O curso trabalha uma espécie de apresentação do planejamento estratégico para os candidatos e isso é importante, porque fortalece o trabalho do município, uma vez que todos passam a entender o funcionamento do serviço e suas funções. A área da saúde tem recebido investimentos importantes nos últimos anos e esse trabalho acontece graças ao bom planejamento da gestão", comentou.

O curso foi coordenado pela representante técnica da Empresa Contemax, Simone Teixeira. Segundo ela, a qualificação é uma das etapas exigidas pelo Edital em cumprimento dos requisitos para investidutora no cargo."O curso trabalhou momentos de integração, agregando conhecimentos multidisciplinares em preparação dos candidatos para o exercício do cargo. Esse processo faz parte do processo de preparação", comentou. 

qualificacaosjeespinharas1

Também participaram da qualificação os professores Gildevan, mestre em psicologia social; Janecleide Lázaro, bacharel em Direito e mestra em mediação de conflitos e especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública; Nailson Pinto, sociólogo e bacharel em Direito e mestre em Ciências Sociais e Simone Teixeira, administradora de empresas e especialista em Gestão de Projetos

Foram desenvolvidas várias oficinas temáticas durante o curso, entre elas, o cadastramento e visita domiciliar, promoção e prevenção em saúde, território e mapeamento; legislação especial aos cargos, competências e atribuições, e fundamentos sobre políticas públicas de saúde e organização do SUS, além de formas de comunicação e sua aplicabilidade no trabalho, ética e práticas de campo.

"Essa preparação é fundamental para o exercício do cargo e todos os candidatos receberam instruções detalhadas da realidade do município. O objetivo é manter a qualidade do atendimento e melhorar cada vez mais o serviço", comentou Fabiana Coeli, secretária de Saúde de São José de Espinharas.
« Voltar